Geral
Hospital Veterinário da UFMS atende 25 animais por dia em Campo Grande
Local oferece consulta a baixo custo e beneficiários do CadÚnico tem 50% de desconto
CORREIO DO ESTADO / NAIARA CAMARGO
O Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) atende, em média, 25 animais de pequeno porte diariamente, de acordo com o coordenador do hospital, Andrei Fabretti.
Números divulgados pela UFMS indicam que o hospital realiza mais de três mil atendimentos e sete mil exames por ano.
O local presta atendimento a cães e gatos domésticos. Animais domésticos são atendidos eventualmente.
Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UFMS realizam procedimentos clínicos e operatórios em animais domésticos da comunidade externa campo-grandense.
Os estudantes são orientados e supervisionados por professores e médicos veterinários.
Os exames que o hospital realiza são de sangue, urina, imunológicos, moleculares, endoscopia, ultrassom, raio-x, fluoroscópio, entre outros. A lista completa de exames pode ser conferida aqui .
As cirurgias que o hospital realiza são de castração, remoção de tumores, cirurgias ortopédicas, entre outras. A lista completa de cirurgias pode ser conferida aqui .
O valor da consulta é de R$50,00. Beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico), auxílio financeiro do governo, tem 50% de desconto em todos os serviços.
A consulta ainda pode ser gratuita caso o tutor ceda o animal para atendimento em aulas práticas da faculdade.
De acordo com o coordenador, acadêmicos de medicina veterinária são atuantes na rotina do Hospital Veterinário.
“Os alunos de graduação atuam acompanhando as aulas práticas, acompanhando os atendimentos dos professores nas aulas práticas e participam de projetos tanto de ensino de pesquisa, como iniciação científica e de extensão da comunidade'.
O Hospital Veterinário está localizado na avenida Senador Filinto Muller, número 2.443, bairro Pioneiros e situado dentro da Cidade Universitária da UFMS.
O horário de funcionamento é das 7h às 11h e das 13h às 17, de segunda a sexta-feira.
O local é equipado com laboratórios, ambulatórios de atendimento, centros cirúrgicos, salas de aula, anfiteatros e setores administrativos.
O hospital foi inaugurado em 11 de setembro de 1982, na gestão do Reitor Edgard Zardo.