Do frio ao calor: temperaturas voltam a subir no fim de semana em Mato Grosso do Sul

Primeira onda de frio do ano foi registrada ao longo da semana no Estado

CORREIO DO ESTADO / NAIARA CAMARGO


Após onda de frio, temperaturas voltam a subir neste fim de semana em Mato Grosso do Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) .

Com temperaturas em elevação, este sábado (2) deve registrar 27ºC de máxima. O domingo (3) será marcado por calorão de aproximadamente 32ºC em grande parte do Estado.

A próxima semana será marcada por tempo estável, sol e calor, com possibilidade de chuvas isoladas em alguns pontos do Estado. A umidade relativa do ar permanecerá entre 30% e 100%.

Com a chegada do outono, Mato Grosso do Sul registrou a primeira onda de frio do ano, acompanhada de chuvas, na quinta (31) e sexta-feira (1º). 

O Inmet emitiu alerta de chuvas intensas e queda de temperatura para vários municípios de Mato Grosso do Sul, conforme noticiado pelo Correio do Estado.

Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, acumulado de chuva foi de 161,2mm em Campo Grande no mês de março de 2022.

As chuvas que ocorreram em Mato Grosso do Sul foram suficientes para elevar a umidade relativa do ar, melhorar a qualidade de respiração e provocar queda nas temperaturas. 

A umidade relativa do ar indicada é de 60% ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Outono

O outono começou em 20 de março e termina em 21 de junho de 2022 em Mato Grosso do Sul.

A tendência é de que massas de ar frio ocorram de forma mais frequente no Estado.

Na estação de outono, as chuvas começam a reduzir no interior do país e as primeiras impulsões de massa de ar frio começam a surgir. 

O outono 2022 em Mato Grosso do Sul será marcado por chuvas entre 40% e 50% abaixo da média, de acordo com prognóstico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS).

O maior período de estiagem ocorrerá entre os meses de maio e junho. 

As principais características do outono são diminuição das chuvas, seca, estiagem, dias menores e noites maiores, temperaturas e umidade relativa do ar mais baixas em relação ao verão, perda de folhas de árvores e aparecimento de frutas em plantas.

O outono nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios. Se no Sul é outono, no Norte é primavera. O mesmo ocorre para as estações do verão e inverno.