Geral
Campo Grande não consegue reduzir deficit educacional
Por volta de 8,7 mil crianças continuam na fila de espera por vagas em Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis)
CORREIO DO ESTADO / MARIANA MOREIRA
A demanda por vagas em Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) continua superior ao total ofertado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em Campo Grande.
Na prática, apesar de a Pasta ter aberto 6 mil vagas para alunos de 4 meses a 5 anos para o ano letivo de 2022, a Capital não consegue reduzir o deficit educacional, e por volta de 8,7 mil crianças continuam na fila de espera, conforme a chefe da Central de Matrículas, Adriana Cedrão.
Se levarmos em consideração a demanda dos últimos dois anos, conforme já publicado pelo Correio do Estado, a média de 8 mil crianças entre 4 meses e 5 anos de idade sem uma vaga nas instituições de Ensino Infantil foi mantida.
De acordo com o ex-prefeito Marcos Trad (PSD), até 2024, pelo menos oito novas escolas serão entregues em Campo Grande. No entanto, ainda não é possível estimar quando a fila por vagas nas Emeis pode acabar.
“Ainda não vamos conseguir zerar a fila de espera das Emeis com essas entregas até 2024. Quando recebemos a administração, tínhamos quase 13 mil crianças fora da sala de aula, e hoje esse número já tem diminuído', salientou.
Nos últimos seis anos, 15 unidades escolares foram entregues na Capital, sendo nove Emeis. A mais recente foi inaugurada na quinta-feira (31), no Bairro Vila Nasser. Na ocasião, Trad reforçou o compromisso que fez de resolver a situação da fila de espera dos alunos.
“Já entregamos quatro escolas que o Estado fechou e nós reabrimos, nós já oportunizamos a 15 mil crianças que estavam na fila de espera ocuparem as salas de aula', declarou.
Atualmente, por volta de 107 mil alunos estão matriculados em 204 escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande. Desses, 28,4 mil estão em Emeis. Na faixa etária de 0 a 3 anos, são pelo menos 11.260 crianças atendidas.
Entre 4 e 5 anos, são mais 7.516 crianças matriculadas nas Emeis. Outros 9.685 alunos dessa mesma faixa etária já fazem parte de instituições de Ensino Fundamental.
MATRÍCULA
Para a chefe da Central de Matrículas, Adriana Cedrão, um dos pontos que contribui para o número de crianças matriculadas nas Emeis não ser maior é a desatenção dos pais ou responsáveis. Das 6 mil vagas ofertadas para o ano letivo de 2022, 3.424 não haviam sido efetivadas até a primeira quinzena de janeiro.
“Na segunda listagem, encaminhamos mais 3 mil vagas e metade também não foi efetivada. Trabalhamos agora com as vagas remanescentes, entramos em contato com os pais, e mesmo assim várias famílias ainda não foram fazer a matrícula', explicou Cedrão.
As instituições de ensino seguem um protocolo de pelo menos três contatos com as famílias para a efetivação das matrículas. Quando os pais ou responsáveis não comparecem às escolas, a vaga é perdida e volta a ficar disponível.
Conforme Adriana, nenhuma criança acima de 4 anos, já na etapa considerada obrigatória do ensino, permanece na fila de espera por uma vaga no ensino público da Capital.
“Mais de 50% das crianças de 0 a 6 anos já são atendidas pela Reme, o que era um plano para 2024. O nosso maior foco continua na etapa obrigatória, com alunos a partir de 4 anos. Os bebês requerem mais cuidado, todo um aparato para atendimento, e é justamente a nossa maior demanda atual, que infelizmente não conseguimos suprir por completo', reiterou.
AMPLIAÇÃO
Ainda neste ano, a Emei na Vila Popular também deve ter a obra concluída e entregue. Será licitada ainda a retomada da obra da Emei no Jardim Anache, instituição localizada no cruzamento entre as ruas Jacob George e Nazira Anache que foi abandonada no governo do ex-prefeito Alcides Bernal.
A construção, que chegou a ter o custo elevado para mais de R$ 2,5 milhões, teve seu contrato assinado em 2012.
Também está prevista a conclusão da Emei do Jardim Inápolis, prédio com 50% de sua execução realizada e que deveria ter sido entregue em 2011. A entrega foi anunciada para 2019, mas o prédio continua incompleto.
Haverá abertura de licitação para a conclusão da Emei Oliveira, abandonada após o responsável pelo projeto pedir a rescisão do contrato. Com a previsão de concluir mais oito Emeis ao longo de 2022, por volta de 1.680 novas vagas serão criadas no ensino público da Capital.
SAIBA
Entre 2017 e 2021, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, criou mais 7.687 vagas nas escolas da Rede Municipal de Ensino.