Geral
Os preços estão altos, o que devemos fazer: cortar o cafezinho? Os erros e acertos durante ciclos de crise
Confira a coluna de Michel Constantino desta terça-feira (05)
CORREIO DO ESTADO / MICHEL CONSTANTINO
Os comentaristas de economia em 99% dos casos falam em economizar, e o correto é: se seu orçamento não consegue te manter em cenário pessimista está na hora de aumentar sua renda e reverter esse cenário!!.
A economia se movimenta em ciclos, os chamados ciclos econômicos e ciclos de negócios.
Esses ciclos no ditado popular são conhecidos como tempos de vaca magra e tempos de vacas gordas, para quem é dos anos 70, 80 e até 90 compreendem o que o ditado quer dizer.
Não temos um crescimento econômico linear, crescente e contínuo, nem no mundo, no país, nos estados e municípios e principalmente nas nossas vidas e negócios.
Dito isto, temos que nos preparar para cenários adversos, que podem ser divididos em três direções: cenário esperado – cenário pessimista – cenário otimista.
O cenário esperado é o que planejamos, e toda meta e objetivo pode ser batido numa normalidade sem muitos percalços no caminho.
Nesse cenário chegaremos ao fim de uma viagem, por exemplo, dentro do horário esperado, com o gasto de combustível planejado e sem nenhum problema com furo de pneu, preço da alimentação, problemas com o carro e saúde intacta de todos os viajantes.
No cenário pessimista é o que devemos planejar se algo acontece errado, por exemplo, se na nossa viagem fura um pneu e temos o estepe, se o trânsito está congestionado e nós saímos mais cedo prevendo esse problema, e temos uma reserva em dinheiro para garantir preços de combustível mais alto em outros estados e uma alimentação que aumentou muito além do planejado.
Para o cenário otimista, nós fomos conservadores no planejamento, dedicamos uma ótima reserva de dinheiro, mas os custos foram menores que o esperado, e, sobrou ainda mais dinheiro.
Esperamos chegar a viagem em 10 horas, e o trânsito estava leve e sem bloqueios, chegamos em 9 horas e com todos animados para pular no mar.
O carro consumiu o esperado, pois saímos com tempo, andamos mais devagar e o trânsito estava livre, o cenário otimista se consolidou.
Esse exemplo prático é como funciona na economia, devemos planejar nosso dia a dia avaliando os cenários possíveis, os ciclos econômicos e o crescimento dos negócios.
Hoje a taxa Selic está em alta, todos correm para investir em renda fixa, no final do ano ela deve reduzir, todos voltam para renda variável. Qual o planejamento investidor?
As empresas querem cortar o cafezinho nos momentos de crise, isso vai adiantar? Esse corte estava no seu plano de contingência para o cenário pessimista? Ou foi por acaso?
Os comentaristas de economia em 99% dos casos falam em economizar, e o correto é: se seu orçamento não consegue te manter em cenário pessimista está na hora de aumentar sua renda e reverter esse cenário!!.