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Ovo de páscoa industrializado é três vezes mais caro do que barra de chocolate
Mesmo sendo da mesma marca, peso e sabor, ovos de chocolate de supermercados são 195% mais caros se comparados à barra de chocolate
CORREIO DO ESTADO / NAIARA CAMARGO
Pesquisa realizada em um supermercado de Campo Grande demonstra que o ovo de Páscoa industrializado custa até três vezes mais do que a barra de chocolate da mesma marca, peso e sabor.
O levantamento de preços foi realizado em 5 de abril de 2022. Páscoa será celebrada em 15 de abril de 2022, feriado de sexta-feira Santa.
Veja a comparação de preços:
Lacta ao leite
O ovo de páscoa industrializado, da marca 'Lacta', sabor 'ao leite', peso 170g, é 2,9 vezes mais caro do que duas barras de chocolate de 90g cada uma.
Diamante Negro
O ovo de páscoa industrializado, da marca 'Lacta', sabor 'diamante negro', peso 176g, é 2,6 vezes mais caro do que duas barras de chocolate de 90g cada uma.
Lacta Branco
O ovo de páscoa industrializado, da marca 'Lacta', sabor 'branco, peso 175g, é 2,9 vezes mais caro do que duas barras de chocolate de 90g cada uma.
Os motivos do custo mais elevado do ovo industrializado são embalagens mais aprimoradas, transporte e armazenamento específico, maior quantidade de máquinas para produção e adicionais dentro dos ovos.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, a cadeia logística do ovo de Páscoa e barra de chocolate determina a variação de preços. Ovos e barras de chocolate têm o mesmo sabor, peso e marca, mas a logística entre ovo de chocolate e barra é diferente.
O advogado do consumidor e professor universitário, Marcelo Salomão, afirmou ao Correio do Estado que não existe tabelamento de preços de ovos de chocolate e quem decide o valor do produto é o mercado.
“Nós temos uma variação altíssima e o consumidor precisa ficar atento aos preços. Essa é uma Páscoa que a gente acredita que vai ser um pouco mais cara que o ano passado'.
“O consumidor deve contribuir com aquele que está vendendo mais barato e punir aquele que vende mais caro'.
Ainda segundo o advogado do consumidor, 'pesquisar o preço é importante, mas não deve ser o único fator como tomada de decisão na compra de um produto. O consumidor deve observar se o ovo de chocolate está dentro do prazo de validade, se não está quebrado, se a embalagem não está danificada e se está guardado na temperatura ideal'.
Levantamento do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul (IPF-MS) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que a Páscoa deve movimentar R$ 218 milhões na economia de Mato Grosso do Sul em 2022, entre gastos com chocolates e comemorações.
Do total, R$ 101,14 milhões serão destinados à compra de presentes - queda de 39% em relação ao mesmo período do ano passado - e R$ 117,51 milhões destinados à comemorações - queda de 26% em relação a 2021-.
De acordo com o presidente da Fecomércio, Edison Araújo, o aumento de preço de vários produtos é responsável pela queda na intenção de consumo.
'A queda se deve ao momento econômico que vivemos, considerando a inflação e taxa de juros que fazem com que o consumidor perca seu poder de compra', disse.
'Ainda assim é uma data muito importante, considerando que mais da metade da população deve ir às compras', acrescentou.