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Sem muitas mudanças e extremamente básico, o Mobi acaba de apresentar a linha 2023
O hatch tem a oferta de controles de estabilidade e tração como opcionais
CORREIO DO ESTADO / DANIEL DIAS/AUTOMOTRIX
O Mobi acaba de apresentar a linha 2023. Como de hábito nos lançamentos dos novos anos/modelos do subcompacto, a Fiat salienta o preço competitivo e o marketing de ser o hatch de entrada com a maior autonomia entre os modelos fabricados no Brasil – e agora a oferta de controle de estabilidade e de tração. Ambos os controles são oferecidos de forma opcional, mas o assistente de partida em rampa é de série nas duas versões, a Like e a Trekking. O pequeno modelo da Fiat parte de R$ 61.990 e mantém nas duas variantes o velho motor 1.0 Fire Evo de 74 cavalos de potência abastecido com etanol e 9,7 kgfm de torque a 3.250 rotações por minuto, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.
A Fiat faz questão de enaltecer as ações dos controles de estabilidade e tração no Mobi, que coletam informações de sensores para identificar uma possível perda de direção do veículo. Quando isso acontece, o ESC e o ASR atuam no freio em uma ou mais rodas para o motorista não “perder' o carro, mesmo em condições adversas de piso. Porém, para ficar mais seguro, a fatura sai mais alta para o hatch de entrada da marca italiana. Vinculado ao ESC, o assistente de partida em rampa (Hill Holder) facilita saídas em semáforos em subidas íngremes. Ao detectar que o Mobi está em uma via inclinada, os freios são mantidos acionados por alguns segundos mesmo quando o pedal do meio é solto. O assistente atua da mesma maneira em manobras de ré, simplificando balizas em ladeiras.
O Mobi já vinha de fábrica com o freio ABS e o airbag frontal duplo obrigatórios por lei, a fixação Isofix para cadeirinhas de crianças, o ar-condicionado, a direção assistida, travas e vidros dianteiros elétricos, o sensor de pressão de pneus e o assistente de frenagem (EBD). Além dos controles de estabilidade e de tração, o Mobi pode ser equipado com retrovisores elétricos, alarme, volante multifuncional com regulagem de altura, rodas de liga leve e o sistema multimídia UConnect, este, item de série na versão topo de linha Trekking. Com tela de 7 polegadas, o UConnect é o único do segmento a oferecer espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ampliando a comodidade do motorista e permitindo aos passageiros usarem a entrada USB para carregar seus smartphones. Outra vantagem do sistema é o controle de som por meio de botões no volante multifuncional.
O consumo de combustível é outro atributo do Mobi. O motor Fire recebeu evoluções tecnológicas no ano passado para melhorar sua eficiência, podendo rodar até 15 km/l com gasolina de acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Combinado com o maior tanque de combustível do segmento, de 47 litros, o Mobi pode andar mais de 700 quilômetros sem reabastecimento.
Com cinco opções de cores, sendo uma delas a nova Cinza Strato (exclusiva para a versão Trekking e que estreou no utilitário esportivo compacto Pulse), o Mobi 2023 apresenta novos grafismos nos adesivos do capô, laterais e traseira. O estilo jovial, conforme a Fiat, aumenta na configuração Trekking com as barras longitudinais de teto, a capota bicolor, as calotas escurecidas com desenho próprio, os retrovisores externos com pintura Black Piano, as maçanetas na cor da carroceria e os tecidos com costura laranja.
O Mobi é o terceiro carro mais vendido da Fiat no Brasil, atrás da picape Strada – o modelo mais comercializado no país desde o ano passado – e do hatch compacto Argo. Nos dois primeiros meses de 2022, o Mobi teve 6.689 unidades emplacadas. Em 2021, o subcompacto fechou com 65.847 exemplares vendidos, com a média mensal de quase 5,5 mil unidades. Em março, mesmo sem os números de vendas ainda fechados, as vendas do despojado modelinho estão embaladas e ele deve ganhar posições no ranking mensal, que será divulgado este mês.