Esportes
Vasco bate Bahia e mantém vivo sonho de acesso a Libertadores
Cruzmaltino superou o Tricolor de Aço por 3 a 2, no gramado do São Januário
GUSTAVO BONOTTO / CAMPO GRANDE NEWS
Vasco derrotou o Bahia por 3 a 2 em um jogo movimentado realizado no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, durante o fim da noite desta segunda-feira (28). Com esse resultado, o Cruzmaltino chegou a 43 pontos, subindo para a 9ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro e se colocando na disputa por uma vaga na próxima edição da Libertadores. O Tricolor permanece em 7º lugar, com 46 pontos.
O primeiro tempo começou com o Vasco mostrando sua força ofensiva. Logo aos 11 minutos, Emerson Rodríguez abriu o placar. O lance começou com Puma Rodríguez, que, após um erro no domínio, conseguiu recuperar a bola e finalizou. O goleiro Marcos Felipe não conseguiu segurar o chute, e Emerson, atento, aproveitou o rebote para mandar a bola para a rede.
Aos 17 minutos, o Vasco ampliou a vantagem com um pênalti sofrido por Rayan, derrubado por Kanu na área. Dimitri Payet se encarregou da cobrança, disparando um chute potente que foi parar no ângulo esquerdo do gol, sem chances para Marcos Felipe. O francês estava em uma ótima noite e, aos 31 minutos, fez o terceiro gol. Recebendo a bola na intermediária, Payet finalizou de canhota, colocando a bola no canto direito do goleiro, que não conseguiu alcançar.
Sentindo a pressão, o técnico do Bahia, Rogério Ceni, decidiu mudar a dinâmica do jogo e fez duas substituições ainda no primeiro tempo, aos 37 minutos. Ademir e Lucho Rodríguez entraram em campo para tentar reverter o panorama desfavorável. E a estratégia funcionou. Aos 41 minutos, Ademir fez uma boa jogada pela ponta direita e cruzou na medida para Lucho, que cabeceou firme, marcando o primeiro gol do Bahia e diminuindo a desvantagem para 3 a 1.
Na segunda etapa da partida, o Tricolor voltou mais determinado, controlou a posse de bola e criou algumas oportunidades, mas foi o Vasco quem teve as primeiras chances. Entretanto, a pressão do Bahia começou a se intensificar. Aos 29 minutos, Thaciano recebeu um ótimo passe de Everton Ribeiro e, após um chute cruzado defendido por Léo Jardim, Ademir apareceu para aproveitar o rebote e balançar as redes novamente, fazendo 3 a 2.
Nos minutos finais, o Bahia buscou o gol de empate com afinco. Rafael Ratão teve duas oportunidades, mas não conseguiu finalizar com precisão, primeiro chutando em cima do goleiro e depois, em um rebote, se atrapalhando e mandando a bola para fora. O Vasco resistiu à pressão e comemorou muito a vitória ao apito final do árbitro.
Agora, o Vasco se prepara para um clássico contra o Botafogo, fora de casa, na terça-feira (5), enquanto o Bahia enfrentará o São Paulo em casa na mesma data, ambos os jogos programados para as 20h30 (horário de MS).
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.