Geral
"Pule, Brinque e Cuide": campanha incentiva denúncia de violência contra criança
Dados do ministério indicam que, durante o Carnaval, o número de violações cresce 30%
SILVIA FRIAS / CAMPO GRANDE NEWS
O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania lançou a campanha “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes' para o carnaval de 2025. Segundo o ministério, em período de grandes eventos como o carnaval, o número de violações de direitos humanos cresce em até 30%.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
De acordo com a ministra da pasta, Macaé Evaristo, o carnaval deve ser “um espaço de diversão, de encontro, da convivência democrática e a gente pula o carnaval, mas defende e protege cada uma das nossas crianças.'
A principal preocupação é a ocorrência de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes. O propósito é mobilizar quem trabalha e quem festeja no carnaval para proteger seus filhos e também estar atento aos riscos que outras crianças e adolescentes possam correr na folia.
A campanha orienta que se um folião, comerciante, turista, passageiro de ônibus ou de avião perceber alguma violação dos direitos de crianças e adolescentes informem imediatamente Disque 100 – o serviço telefônico gratuito pelo MDHC para a coleta de denúncias, mesmo que anônimas, de violações de direitos humanos.
“A gente convida para que eles venham ser nossos aliados nessa campanha porque a vigilância precisa ser permanente de todo mundo', destaca a ministra.
O serviço Disque 100 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.
A campanha apresenta orientações de prevenção e fiscalização do trabalho infantil, da violência sexual, da venda e do uso de álcool por crianças e adolescentes, do desaparecimento de crianças, além da importância da vacinação para uma festa mais segura e protegida.
Os materiais de comunicação fazem um chamamento para que as pessoas colaborem com a ação dos órgãos de proteção, denunciando eventuais irregularidades.
Durante a solenidade, ontem, em Belo Horizonte (MG), a ministra, lembrou que um número significativo das denúncias ocorridas em 2024 eram violações contra crianças e adolescentes.
No início deste mês, a secretaria Estadual de Turismo anunciou a participação na campanha para incentivar as denúncias.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.