PF faz devassa em 8 revendas de pneus paraguaios na capital

Operação é desdobramento de outra ação policial realizada em novembro de 2023, do qual 6 mil pneumáticos foram confiscados por descaminho

CORREIO DO ESTADO / FELIPE MACHADO


Receita Federal e Polícia Federal agiram em oito centros automotivos de Campo Grande - Foto: Divulgação/PF

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram as Operações Tatu-Bola e Bad Tires, que visa o combate ao crime de descaminho de pneus, comercializados em Campo Grande.

Estas operações são desdobramento de outra ação policial realizada em novembro de 2023, apelidado Wrong Tires, do qual 6 mil pneus importados ilegalmente foram apreendidos no cumprimento de cinco mandados de busca.

As investigações para a conclusão da segunda fase da operação começaram após dois motoristas serem flagrados transportando uma grande quantidade de descaminhados, que o destino era centros automotivos na capital. Os encomendantes e responsáveis pelos pagamentos foram identificados em ações passadas, além de serem alvos nas operações deflagradas hoje.

Segundo informações, os pneus eram colocados em formato de 'bola', do qual dois a três eram colocados dentro de um, chegando a aumentar até cinco vezes o número de unidades transportadas. Até por isso, alguns apresentam deformidades e ondulações, podendo colocar em risco a vida dos consumidores.

Ao todo, foram cumpridos 17 Mandados de Busca e Apreensão, sendo 16 na capital sul-mato-grossense e uma em Bonito, que resultaram na participação de 22 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita Federal do Brasil e 66 policiais federais. Os mandados foram cumpridos em oito centros automotivos de Campo Grande, além de residências ligadas aos responsáveis pelas empresas investigadas.

Assine o Correio do Estado