Dourados

Legislativo, solicita instalação de bueiros ‘inteligentes’ em Dourados/MS

O equipamento consiste em uma caixa coletora com alças laterais de metal, produzida em diversas medidas de acordo com cada bueiro

JORNAL O PRECURSOR / CM DOURADOS


Imagem ilustrativa de como seria um bueiro inteligente.

Na 8ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (28), na Câmara Municipal de Dourados, o Na 8ª Sessão Ordinária foi apresentado uma indicação solicitando estudos e posterior instalação na cidade de caixas coletoras popularmente chamadas de ‘bueiros inteligentes’. O equipamento consiste em uma caixa coletora com alças laterais de metal, produzida em diversas medidas de acordo com cada bueiro, o que impede que a sujeira e dejetos caiam na rede pluvial. 

As caixas funcionam como um filtro, liberando o escoamento da água e retendo resíduos sólidos. Com isso, torna-se possível impedir que a sujeira chegue até os rios ou fique acumulada, provocando entupimento. As caixas coletoras proporcionam a reciclagem do lixo que, em geral, escoa junto com as águas da chuva seguindo direto para os rios, córregos e mares.

Outra vantagem do bueiro inteligente é que ele agiliza o trabalho de empresas responsáveis pela limpeza da cidade, otimizando tempo. 

O documento foi endereçado ao prefeito Alan Guedes (PP), ao secretário de Governo e Gestão Estratégica, Henrique Sartori de Almeida Prado, ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Romualdo Diniz Salgado Junior e também ao secretário municipal de Obras Públicas, Luis Gustavo 
Casarin.