Esportes

Velejadora olímpica de 17 anos morre afogada durante treino

Mais jovem da vela nas Olimpíadas de Tóquio, tunisiana Eya Guezguez não resiste a naufrágio. Irmã gêmea Sarra sobrevive a acidente no mar

GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE


Eya Guezguez, velejadora tunisiana, morre aos 17 anos — Foto: Reprodução/Twitter

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta segunda-feira a morte da velejadora Eya Guezguez, de apenas 17 anos. A tunisiana treinava ao lado da irmã gêmea Sarra no domingo quando o barco virou no mar por causa dos fortes ventos e naufragou. Eya morreu afogada, enquanto Sarra sobreviveu ao trágico acidento.

- Estou chocado com a notícia da morte da velejadora Eya Guezguez. Ela foi um talento inspirador e um modelo para a geração de seus atletas - disse o alemão Thomas Bach, presidente do COI.

Eya e Sarra tinham apenas 16 anos quando competiram nas Olimpíadas de Tóquio, terminando na 21ª posição da classe 49er FX, que teve o bicampeonato das brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze. Eya e Sarra eram as mais jovens atletas da vela nos Jogos do Japão. A dupla tinha planos para disputar também Paris 2024.

- A participação de Eya Guezguez em Tóquio 2020 ao lado de sua irmã gêmea Sarra continuará motivando as meninas em todos os lugares. Nossos pensamentos estão com sua família, amigos e a comunidade olímpica na Tunísia - disse Thomas Bach.