Mato Grosso do sul
Mudanças notáveis na Nissan Frontier, agora em seis versões, sendo três novas
Design, tecnologia e robustez, são os pilares da caminhonete fabricada na Argentina
CORREIO DO ESTADO / LEANDRO GAMEIRO
Com mais de 80 anos de experiência na fabricação de picapes, a Nissan vem mostrando crescimento significativo no mercado, o que a estimulou a mexer em sua picape, acreditando que resultou no melhor utilitário feito até hoje. Uma boa notícia está relacionada aos preços, que permanecem os mesmos das versões anteriores.
Fabricada em Córdoba, na Argentina, a nova Nissan Frontier também ganhou mais pacotes de acabamento. Agora é encontrada em seis versões, e as configurações ficam assim: S, SE, Attack, XE, Platinum e a PRO-4X. Essas duas últimas dividem o topo de linha, com foco em públicos distintos.
Os preços ficam entre R$ 230.197 e R$ 314.590, chegando às lojas no fim de abril.
Mudanças notáveis
Novos para-choques, grade dianteira, sistema de iluminação, tampa traseira, seis airbags para todas as versões e novo volante, essas foram algumas das mudanças que pudemos notar no novo modelo. Já aquelas que não conseguimos ver, como sensores de ponto cego, sistema de permanência em faixa, frenagem de emergência, piloto automático adaptativo, também completam o pacote de mudanças da nova Frontier.
A alteração mais notada no interior é a adoção do volante igual ao do Kicks, o ar-condicionado tem novos controles, mas continua digital de duas zonas nas versões mais caras. A multimídia passou por atualizações, e tem 8 polegadas com conexão Android Auto e Apple CarPlay. O painel de instrumentos mistura analógico com digital, onde agora de 7' (antes era de 5').
Motorização e suspensão
Como a principal mudança é a reestilização, a Nissan optou por mexer pouco na motorização. Seguirá com o 2.3 turbodiesel, nas versões um ou dois turbos. A primeira foi modificada, agora com 163 cv e 43,3 kgfm, enquanto a biturbo segue gerando 190 cv e 45,9 kgfm (biturbo), com o torque entregue a 1.500 rpm. Ambos trazem um tanque de Arla 32 para reduzir as emissões de poluentes.
O motor mais fraco equipa apenas a versão de entrada e é a única com transmissão manual de seis velocidades. As demais configurações usam o motor biturbo e o câmbio automático de 7 marchas. Em todos os casos, a tração é 4x4. Já para as versões Platinum e Pro 4X, tem um seletor de modo de condução com as opções standard, sport, off-road e tow. O off-road aumenta a tração em situações mais difíceis e usa as câmeras 360° para ajudar na visibilidade, enquanto o tow é para reboque. Na versão Pro 4X acresce o bloqueio de diferencial para facilitar nas aventuras.
Apesar de a parte mecânica permanecer igual, os freios receberam uma atualização importante, passa a ser freio a disco nas quatro rodas, item que só a Amarok tinha até então.
A suspensão independente na dianteira e molas helicoidais na traseira fazem a Frontier única no segmento com esse tipo sistema e ainda pode carregar quase 1.050 kg.
Na prática, melhorou?
Sim, sem dúvida. Fomos até a Argentina para avaliar e testar a nova Frontier em todas as condições. Com exceção da neve, teve tudo: asfalto, terra e lama.
Foram quase 300 quilômetros com a versão Pro 4X, sendo uma boa experiência, já que a Nissan manteve o que já era um atrativo na picape, como os bancos gravidade zero, teto solar para as versões topo de linha, o sistema de suspensão foi recalibrado e está mais confortável. Mas nem tudo é perfeito, não é mesmo?
Apesar do visual robusto e da parte interna mais aconchegante, a direção hidráulica ainda é um ponto fraco, longe de ser ruim, mas a questão é que as concorrentes já são elétricas. Outro ponto é o consumo da Frontier, abaixo da média. No selo que estava no para-brisa, medido pelo Inmetro, apontava 7,5 km/l para uso urbano e 10 km/l para trechos na estrada, mas durante o teste utilizamos muito a tração 4x4 reduzida, o que fez o consumo despencar. Mesmo assim, o computador de bordo marcou o consumo na casa dos 6,5 km/l.
Colocando de lado esses dois pontos, a nova Frontier subiu o nível de acabamento e o silêncio a bordo é um dos pontos fortes. Outra coisa interessante é o torque em baixa rotação, pois a picape fica “esperta' e com boas retomadas. O espaço interno é outro ponto a ser avaliado: para o passageiro do banco dianteiro, espaço tem de sobra, mas para quem vai no traseiro, dependendo do tamanho, pode ficar desconfortável. A traseira possui saídas de ar-condicionado e tomada usb.
Preços e versões
Frontier S – R$ 230.197
Ar-condicionado com saída para o banco traseiro, controle de cruzeiro, rodas de 17' de aço, seis airbags, controle de estabilidade e tração, rádio com Bluetooth, direção hidráulica, volante com ajuste de altura, controle automático de descida, vidros elétricos e volante multifuncional. É a única versão com o motor 2.3 monoturbo de 163 cv e transmissão manual de seis marchas.
Frontier SE – R$ 258.590
Os itens da Frontier S, mais a transmissão automática e rodas de 17' de liga leve. O motor é substituído pelo 2.3 biturbo diesel.
Frontier Attack – R$ 263.648
Adiciona o painel TFT de 7', a central multimídia de 8' com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, 4 alto-falantes (dois dianteiros e 2 tweeters), retrovisores com ajuste elétrico, santantônio, estribo e barra de teto.
Frontier XE – R$ 278.942
Ganha sensor de chuva, ar-condicionado digital de duas zonas, chave presencial, bancos de couro, luzes de LED, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve de 18'.
Frontier Platinum – R$ 314.590
Adiciona o Nissan Safety Shield com frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, sensor de ponto cego, alerta de permanência em faixa com assistente, farol alto automático e alerta de tráfego cruzado, teto solar, monitoramento de pressão dos pneus e retrovisor interno eletrocrômico.
Frontier Pro-4X – R$ 314.590
Alternativa à Frontier Platinum, recebe bloqueio de diferencial, pneus all-terrain para as rodas de liga leve de 17', o Nissan Safety Shield e um visual exclusivo.