Afastado guarda civil que atirou no peito de jovem com transtorno mental

Servidor está desempenhando trabalhos internos administrativos e passando por processo disciplinar

CORREIO DO ESTADO / ANA CLARA SANTOS


Afastado guarda civil que atirou no peito de jovem com transtorno mental - Bruno Henrique

Após ter atirado em um paciente psiquiátrico de 18 anos na tarde do último sábado (9), os agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) envolvidos no caso foram afastados das atividades externas e, a partir desta segunda-feira (11), estão prestando serviços administrativos internos, até a conclusão das investigações. 

De acordo com a nota oficial, a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (SESDES), o armamento e as munições que estavam com o guarda civil estão apreendidos para perícia, conforme consta no boletim de ocorrência. 

A nota ainda traz a informação de que, além de afastados das atividades nas ruas, os servidores estão sendo submetidos a procedimento administrativo disciplinar, junto à Corregedoria da SESDES. 

A investigação dos fatos será feita pela Polícia Judiciária Estadual e a GCM garante que dará total colaboração para a elucidação dos acontecimentos daquele sábado. 

Também em nota emitida no domingo (10), a Guarda diz que os servidores “contiveram homem em fúria durante ataque a viatura e “agiram com um disparo em legítima defesa.', pontua. 

O caso 

Na tarde de sábado (9), a Guarda Civil Metropolitana acompanhava servidores da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Amhasf) em uma vistoria de rotina do residencial Rui Pimentel, no bairro Centro Oeste, na Capital. 

De acordo com testemunhas que estavam no local na hora do ocorrido, o rapaz de 18 anos entrou em surto na hora que viu os agentes da prefeitura por ser um paciente psiquiátrico. 

Dessa forma, em posse de uma faca tipo cutelo atacou a viatura onde estavam os agentes. Contudo, eles foram avisados pelos vizinhos sobre a condição mental do rapaz. 

Ainda de acordo com os populares, os agentes sequer desembarcaram do carro e atiraram contra o tórax da vítima, que foi socorrida orientada e encaminhada à Santa Casa. 

Conforme a assessoria de imprensa do hospital, o estado de saúde do paciente, que não teve o nome divulgado, é estável. Ele segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com um dreno na área atingida pelo tiro. 

Assine o Correio do Estado.