Esportes

Nova Série C tem rodada com gol de goleiro, técnico já demitido, golaço em temporal e apagão

Primeira rodada da Terceirona tem vitórias de Aparecidense, Campinense e Botafogo-SP fora de casa. Camilo (lembra dele?) ajuda Mirassol a virar sobre o Ferroviário, e Remo provoca Paysandu; confira resumão com vídeos

GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE


Entrou água! Vitória perde para o Remo na estreia da Série C

A nova Série C do Brasileirão começou. Agora sem mais a divisão em dois grupos regionalizados, o campeonato passou a ter todos os 20 times se enfrentando em turno único por 19 rodadas. O empate do Brasil de Pelotas por 1 a 1 sobre o Manaus, que jogou com um a menos, fechou a primeira leva de jogos.

Pelos resultados, a remodelada Terceirona será bem mais competitiva e, claro, com surpresas. O Altos, do Piauí, trocou de técnico logo após a derrota na estreia, demitindo Carlos Rabelo e contratando Agnaldo Liz, técnico bicampeão baiano pelo Atlético-BA.

TABELA: jogos e a classificação da Série C 2022

Aparecidense, Campinense e Botafogo-SP conseguiram vitórias importantes fora de casa. Remo, Botafogo-PB, Floresta e Mirassol fizeram valer o mando de campo dando alegria aos seus torcedores com triunfos na .

Assim como Brasil de Pelotas e Manaus, Volta Redonda e Figueirense ficaram no empate por 1 a 1, duelo no Raulino de Oliveira, no Rio de Janeiro. ABC e Paysandu vão completar a 1ª rodada, no Frasqueirão, em Natal, no dia 19 de abril.

No duelo entre as duas equipes rebaixadas da Série B do ano passado, o Remo bateu o Vitória por 2 a 1, no Baenão, em Belém. Marcado por uma chuva forte, o duelo contou com um belíssimo gol do lateral-esquerdo Leonan.

Depois da vitória, o Remo apagou os refletores do Baenão para os jogadores desfilarem com a taça do estadual para os torcedores, uma provocação do apagão na Curuzu durante comemoração do título estadual sobre o Paysandu.

Por falar em chuva, a vitória do Botafogo-SP sobre o Altos em Teresina, no estádio Lindolfo Monteiro, por 3 a 1, foi com um temporal que caiu no fim do primeiro tempo na capital do Piauí. Esse pé-d'água marcou o terceiro gol do Pantera na partida, um golaço feito por Tiago Reis.

O camisa 9 do Pantera deu um toque por cima do goleiro Marcelo, encobrindo o camisa 1 do Altos com bastante classe. Tiago Reis começou na artilharia da Série C com os dois gols marcados.

No segundo tempo, o campo virou uma piscina para Altos e Botafogo-SP.

O Mirassol buscou na bola parada uma virada sobre o Ferroviário, no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol. E quem marcou um dos gols da equipe paulista foi o meia Camilo. Lembra dele? O meia atuou por vários clubes brasileiros (Cruzeiro, Chapecoense, Botafogo, Internacional e Ponte Preta), sendo um dos medalhões da Série C.

Edson Cariús, aos 11' do 1ºT, fez o primeiro do Ferroviário. A virada veio com cobrança de falta de Ivan.

Outro clube cearense na rodada de abertura da Série C perdeu. Em casa, no estádio Domingão, em Horizonte, o Campinense venceu o Atlético-CE por 1 a 0 com gol de goleiro.

Retornando à Série C após 11 anos, o Campinense contou com o goleiro destaque na campanha do acesso. De pênalti, aos 34 do 2ºT, Mauro cobrou com categoria.

Dos três representantes do estado do Ceará, o Floresta foi o único a estrear bem. Com gol de Klenisson, o Verdão bateu o Confiança por 1 a 0.

Ao fim do jogo, membros da comissão técnica do time sergipano reclamaram com a arbitragem, e o árbitro relatou ofensas de diversos tipos. "Vocês são muito fracos e arrogantes", registrou na súmula o árbitro José Henrique de Azevedo uma fala do assistente técnico Neto Pajolla.

Com nove edições seguidas na Série C do Brasileiro, o Botafogo-PB garantiu a vitória por 2 a 1 sobre o São José-RS. Em casa, o Belo quebrou um tabu que durava oito anos, de não vencer na estreia. O meia Esquerdinha, em cobrança de falta, marcou o gol da vitória.

Na súmula da vitória do Bota-PB, o árbitro Luciano da Silva Miranda Filho relatou que não tinha água nos vestiários dos árbitros e jogadores de ambas as equipes no estádio. Apesar das garantias da administração do local para voltar o restabelecimento, o árbitro narrou que a falta de água não tinha sido solucionada até a saída da equipe de arbitragem do Almeidão.

Com propriedade, a campeã da Série D do ano passado, a Aparecidense venceu o Ypiranga-RS, vice-campeão gaúcho. O placar de 2 a 0, em Erechim, no Colosso da Lagoa, foi feito com gols de Robert e Alex Henrique.

2ª rodada: dias e horários

SÁBADO, 16 DE ABRIL

11h: São José-RS x Volta Redonda

15h: Confiança x Ypiranga-RS

17h: Ferroviário x ABC

19h: Manaus x Remo

20h30: Vitória x Floresta

DOMINGO, 17 DE ABRIL

11h: Botafogo-SP x Botafogo-PB

16h: Aparecidense x Mirassol

17h: Campinense x Brasil de Pelotas

19h: Paysandu x Atlético-CE

SEGUNDA, 18 DE ABRIL

20h: Figueirense x Altos